domingo, 29 de abril de 2007

pode o Homem Voar ?

Christopher Reeve sempre será lembrado como o “Superman”. De fato, é difícil lembrar de um outro filme que ele tenha feito. Fora o cult “Em algum lugar do passado” dificilmente alguém lembrará de outro papel que ele tenha representado (vale a pena conferir o ótimo “Vestígios do Dia).

Durante anos “Superman” foi o único filme baseado em quadrinhos que possuia alguma qualidade. Não conheço ninguém que não goste dele. Durante anos era figurinha fácil em qualquer “Sessão da Tarde”. Hoje é carimbada.

Devia Ter pouco menos de 10 anos quando o filme passou a primeira vez na TV. Lembro-me bem porque simplesmente não pude assistir. Não por falta de interesse ou qualquer coisa que o valha, mas porque meu pai não me deixou, devido ao horário (É naquela época, depois das 9 era hora de ir para cama). Foi a primeira grande revolta da minha vida. De nada valeu o escândalo.Fora o fato já ter sido ruim o suficiente , no outro dia tive que agüentar todo mundo na escola comentando o filme.

A primeira vez que consegui finalmente assistir eu não me lembro. Mas o filme era o máximo. O cartaz original estampava “Você acredita que o Homem pode voar ?”. Sim, podia.

Os efeitos eram o máximo. A história era o máximo. E ainda por cima tinha Marlon brando, que eu não fazia idéia de quem era, mas ele estava lá.

Mas o meu favorito era o 3º filme (o mais fraco eu sei, eu sei) só pela cena dele brigando com seu clone (e pela gracinha da Lana Lang). Contribuía o fato de ser raro dele passar (o SBT passou uma vez que eu sei).

Passaram-se os anos e eu fui assistir ao quarto filme no cinema. Devo Ter gostado na época mas é um lixo. Nada de memorável, só os “defeitos especiais”.

De qualquer forma, mesmo vistos hoje, os dois primeiros dirigidos por Richard Donner (o segundo parcialmente) não perderam sua força e continuam enchendo os olhos de qualquer criança (inclusive a interior).

E para os mais cinéfilos ainda é tempo de lembrar do Ned Beatty, Gene Hackman e o Terence Stamp. Indispensável, ainda mais em tempos de Super-Revisitados.

Nenhum comentário: