quinta-feira, 21 de junho de 2007

Extermínio 2

Confesso que me decepcionei quando vi que a continuação do ótimo "Extermínio" (28 days Later) não era novamente assinada pelo Danny Boyle (Trainspoting, Cova Rasa, A Praia, Caiu do Céu) e sim pelo espanhol Juan Carlos Fresnadillo , diretor do ótimo "Intacto" e de "Psicotaxi" (com o Alejandro Jodorowsky - leia a entrevista de Diego Medina para mais informações).


Enfim, foi apenas uma desilusão passageira, já que nos primeiros minutos o diretor já diz a que veio e confirma a ótima mão que "Intacto" já demonstrava. A continuação de "Extermínio" consegue imprimir a mesma marca pop do anterior, boas musicas e muita tensão.


O filme anterior chamava-se "28 dias depois", onde ativistas da PETA (Ou alguma organização com fins semelhantes) invadiam um laboratório de animais e libertavam uns macacos infectados com um novo vírus , de contágio imediato, onde as pessoas tornavam-se agressivas e ultra-rápidas. A personagem de Cillian Murphy , sujeito que estava em Coma, acorda 28 dias depois a esse fato e sem saber o que aconteceu, encontra uma Londres desolada. Não demora muito para ele se reunir a um grupo de sobreviventes e assim procurar um novo refugio.

O novo filme chama-se "28 semanas depois" e não trás nenhum dos atores do original, por isso se você não assistiu o primeiro não se preocupe. Só é necessario saber que o virus foi espalhado e que o anterior termina com a chegada dos militares americanos na Inglaterra.

Já na primeira cena encontramos o protagonista , interpretado pelo ótimo Robert Carlyne (de Trainspotting, A praia, Uma canção para Carla, Formula 51) , que há tempos estava sumido dos blockbusters (a não ser o horroroso Eragon , mas é melhor esquecer) , junto com sua esposa e um grupo de sobreviventes, isolado em uma casa de campo. A tensão é crescente e não demora para a casa ser invadida pelos infectados , forçando a volta para Londres.

Não vou entrar em mais detalhes. Basta dizer que é um filme bastante Tenso, com uma ótima trilha sonora , que casa perfeitamente com a excelente e segura direção de Fresnadillo , em ritmo de videoclipe (mas sem aquele chato ranço MTV). E novamente, o Exército aqui parece mais desajustado do que os infectados.
Claro que o filme trás algumas passagens um pouco forçadas , em especial na cena do helicóptero no Campo (curiosamente igual a uma cena do "Planet Terror" do Rodrigues, só que com resultados diferentes) e na figura de Carlyne (que não posso entrar em detalhes, para não revelar demais), mas no final o saldo é positivo e satisfatório , diferente das centenas de filme de terror americanos que invadem as telas (alias , este é um filme Inglês).

Não é necessário ser fã de Terror para curtir esse misto de Horror, Drama e Ficção Científica, embora deva alertar que é cheio de Gore (ou seja cenas Sanguinolentas , exageradas e consequentemente fortes) que irão levar ao delírio os fãs do gênero.

O filme ainda trás , além de Carlyne , Rose Byrne (Maria Antonieta, Star Wars II, Casanova e Sunshine do Danny Boyle), Jeremy Renner(Os reis de Dogtown) e a linda Imogen Poots (o nome é esse mesmo, ela foi a Valerie jovem e V de Vingança).

Uma boa diversão com um roteiro inteligente e cheio de irônias. Quem procura um pouco de adrenalina não vai se arrepender.

Nenhum comentário: